sábado, 13 de setembro de 2008

O QUE É UM PODCAST?


PODCAST é um tipo de arquivo de áudio, geralmente em MP3 (mas pode ser também formato AAC ou OGG), distribuído gratuitamente pela Internet, cujo conteúdo (também chamado de “episódio”) pode ser qualquer coisa: trechos de músicas, bate-papo sobre determinado assunto, programas de rádio, entrevistas, treinamentos, palestras, aulas, etc. E o processo de criação e gravação deste tipo de mídia não é complicado, podendo ser feito por qualquer pessoa, utilizando um computador comum, com softwares livres ou gratuitos.
Basta aprender as dicas necessárias para gravar a locução, criar vinhetas, editar o som e aplicar efeitos na voz e conhecer as várias ferramentas para a publicação gratuita do trabalho na web.
É preciso conhecer também as opções de programas agregadores gratuitos, com os quais pode-se fazer a assinatura e o dowloads dos episódios.
Os programas ou arquivos, gravados em qualquer formato digital, ficam armazenados num servidor na internet. Por meio de um serviço chamado de RSS Feeds, que funciona como um índice atualizável dos arquivos disponíveis, novos programas de áudio, vídeo ou fotos são automaticamente puxados para o leitor através de um agregador, que é um programa ou página da internet que verifica os diversos feeds adicionados, reconhece os novos arquivos e os puxa de maneira automática para a máquina. Os arquivos podem ainda ser transferidos para leitores portáteis.

Nenhum comentário: